Legislativo

Debate sobre transporte público movimenta a Câmara de Santa Maria

Francine Boijink


style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Pedro Piegas/arquivo

Com cartazes, olhares atentos e praticamente todas as cadeiras do plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria ocupadas, ocorre a audiência pública para tratar sobre o transporte público na noite desta segunda-feira. O encontro marcado há cerca de um mês é realizado, coincidentemente, no dia em que o Conselho Municipal de Transportes aprovou a proposta de reajuste da tarifa de transporte público em 27%, decisão que, agora, fica nas mãos do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB).

O encontro, que foi proposto pela Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais da Câmara de Vereadores, é realizado, na noite desta segunda-feira, no Legislativo. Este é deve ser o primeiro de outros, em um amplo debate, para abordar, além do acréscimo no valor da passagem, as condições dos ônibus, das paradas de ônibus e os horários das linhas, abrangendo também assuntos relacionados aos táxis e aos motoristas de aplicativo.

De acordo com o presidente da comissão, vereador Tony Oliveira (PSL), surgiram questionamentos sobre o transporte público em Santa Maria, com cobranças acerca do assunto por parte da comunidade.

-Todo mundo com o mesmo propósito de buscar uma solução para o transporte público em Santa Maria porque, realmente, do jeito que está não dá. Eu me arrisco a dizer que, realmente, o transporte em Santa Maria já está indo para o abismo. Essa audiência pública não é para reclamar do A, B ou C. A gente em conjunto com todas essas pessoas, nós precisamos, para ontem, buscar uma solução e dar o pontapé inicial, porque como eu disse não vai ser só nessa reunião que a gente vai conseguir resolver as questões, mas a gente começar para buscar uma solução ou, pelo menos, amenizar essa questão do transporte que está indo para a beira do abismo em Santa Maria - explica o presidente da Comissão.

A responsabilidade com a  cidade e com as pessoas estão entre os motivos que fizeram com que a cabeleireira Gabriela Pompeu, 22 anos, participasse da audiência pública. 

- A revolta pelo preço da passagem, por um serviço ruim, a revolta como trabalhadora, estudante, como pessoa que anda na cidade,  representando todo mundo que não pode estar aqui. É um absurdo o preço da passagem. Só aumenta, só aumenta. Os ônibus não têm manutenção, estragam. Eu perdi as contas das vezes que eu estava indo trabalhar e estragou - desabafa Gabriela.

Reajuste de 27% na passagem de ônibus é aprovado por Conselho de Transportes

Com o novo valor aprovado pelo Conselho Municipal de Transportes, proposto pela prefeitura, a tarifa poderá passar dos atuais R$ 4,20 para R$ 5,34. 

- Esse valor da passagem não vai amenizar e não vai acabar com os problemas do transporte em Santa Maria. Vão continuar os mesmos problemas. Pode ter certeza disso. Nós vamos ter que trabalhar muito essa questão e realmente, buscar um entendimento, se o município vai ajudar, se o estado vai ajudar, se nacionalmente vamos ter ajuda, mas o certo é que só com o valor da passagem, esse valor que tem hoje ou o aumento que vai vir, com certeza, não vai resolver o problema do usuário hoje do transporte público. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Servidores do Banco Central entram em grave a partir do 1º de abril

Justiça arquiva inquérito que investigava suposto caso de homofobia contra professor da UFSM Próximo

Justiça arquiva inquérito que investigava suposto caso de homofobia contra professor da UFSM

Geral